apartamento

Amigos Que compartilham suas vidas

O Apêzinho

O Apêzinho

sábado, 26 de março de 2011

Colorindo Ambientes


AS CORES NOS AMBIENTES
No momento em que vamos fazer a escolha das cores para os ambientes, podemos usar um esquema específico baseado nas pessoas que vão viver neles e em como eles serão utilizados.



BANHEIROS   Devemos evitar o preto, exceto em pequenos detalhes. Se optarmos por cores escuras, podemos colocar plantas para amenizar e dar vida.

Rosa ou Pêssego: é muito relaxante e traz muito calor ao ambiente.

Amarelo: é a cor da criatividade, inspira novas idéias quando entramos na água.

Azul:  muito relaxante em tons avermelhados e esverdeados, porém em tons acinzentados pode despertar introspecção e até tristeza.


COZINHA     É um dos lugares mais importantes da casa. É onde a família se reúne para comer, conversar, relaxar, por isso devemos fazer dela um ambiente que propicie descontração e convívio.

Rosa e Pêssego: estimula o afeto e a comunicação dos membros da família.

Pêssego, Laranja e Damasco: ativam a criatividade e o interesse em servir melhor e faz aumentar o interesse pela casa.

Vermelho: é altamente emocional e estimula tanto sentimentos positivos quanto negativos, portanto devemos usá-lo com cautela, ou seja, de acordo com a personalidade dos moradores.

Azul: por ser uma cor fria, pode causar certo distanciamento.

Amarelo-forte: estimula refeições rápidas e a falar muito enquanto comemos. Pode ser estressante.


HALL   Quando entramos numa casa, o hall é o primeiro lugar por onde passamos, nos dá as boas vindas e transmite um pouco dos modos de vida dos donos da casa. A cor é uma linguagem que faz afirmações a nosso respeito, portanto devemos usar uma cor que irradie energia de acordo com os moradores.

Amarelo: associado ao intelecto e inquisição mental.

Verde-maçã: família, crianças.

Rosa: calor, afeto.

Azul: independência, auto-suficiência.

Vermelho: pioneirismo, ousadia, pessoa que gosta de ser notada.


QUARTO A cor a ser escolhida deve ser fria e relaxante, para descansar antes de dormir. Uma tonalidade mais fria "esfria" imediatamente a atividade nas células do cérebro, ajudando a reduzir a atividade incessante da mente. Quando dormimos absorvemos energia mais rapidamente, de maneira que as cores escolhidas para o quarto nos afeta profundamente.

Azul-hortência: acalma as emoções e ajuda a relaxar e vai bem com o pêssego, salmão e rosa.

Amarelo: estimula o pensamento, o raciocínio e a comunicação, portanto é mais indicado para ambientes sociais.

Verde-pálido: ajuda a equilibrar o ambiente e tem função antiestresse, combinado a uma cor quente dará ótimos resultados.


QUARTO INFANTIL    No quarto das crianças podemos abusar de tons pastéis  e usar cores mais fortes e desenhos variados em meia parede ou nos armários. Até a criança completar 18 meses, devemos evitar as cores muito fortes, pois podem deixar o bebê muito agitado. Neste período, é aconselhado usar tons claros de rosa e azul. O teto pintado de azul claro ajudaria a criança a ter um sono repousante.


SALA DE ESTAR   A sala de estar deve ter vários padrões diferentes. Como é um lugar onde se recebe visitas, deve ter vários estímulos visuais para manter a atmosfera e a conversa viva e diversificada. Pode-se usar o amarelo, laranja, vermelho com o verde e azul como complemento.


SALA DE JANTAR
    Neste ambiente podemos criar atmosferas diferentes com o uso das cores.

Amarelo: estimula o ego, as pessoas tenderão a dizer mais o que pensam, provoca conversas estimulantes.

Azul: propicia conversas mais sérias, sóbrias, sobre negócios.

Vermelho: proporciona uma sensação de intimidade e a conversa será mais pessoal.


ESPAÇOS ALTOS    Dica: para rebaixar a altura do pé direito, pinte o teto da mesma cor das paredes ou um tom mais escuro para um rebaixamento maior.


ESPAÇOS BAIXOS   Dica: para aumentar a altura do pé direito, pinte o teto com uma cor mais clara que as paredes ou branco.


ESPAÇOS ESTREITOS   Dica: para que o ambiente pareça mais amplo, utilize uma cor pastel ou brilhante nas paredes e teto.Ao pintar uma das paredes menores com um tom mais escuro o ambiente parecerá menos estreito.


ESPAÇOS EM "L"    Dica: para estes ambientes, pode-se delimitá-los visualmente utilizando cores com contrastes em uma das paredes.





TEORIA DA COR
A cor pode transformar, animar e modificar um ambiente. Todos nós reagimos à cor, e atualmente, é possível levá-la a todas as áreas da vida pelo uso de materias, tecidos e tintas. O uso de uma ou várias cores no ambiente pode alterar a comunicação, as atitudes e a aparência das pessoas presentes; a cor pode acalmar, reduzir o estresse e a violência ou aumentar a vitalidade e a energia. Pesquisas demonstram que quando uma pessoa vê uma cor da qual gosta, todo seu sistema orgânico fica relaxado. Ela muda o seu modo de ver as coisas e torna-se mais otimista - vendo a vida de modo diferente. Este curso visa auxiliar na escolha das cores, suas combinações e aplicações nos ambientes, com objetivo de buscar melhor qualidade de vida, não pretendendo ditar regras e muito menos limitar o uso das mesmas.




Que tal brincar de pintar seu cantinho.... esse simulador da Suvinil deixa sua casa um charme total.............
http://www.suvinil.com.br/SimuladorV2/






E que tal vc saber o quanto de tinta vai gastar??????????
É da fazer isso também

Boa pintura pra vocês!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê uma espiadinha nesses aqui......